Retomada comercial - Saiba quais medidas sua empresa precisa tomar - Saúde Portátil

Retomada comercial – Saiba quais medidas sua empresa precisa tomar

Retomada comercial - Saiba quais medidas sua empresa precisa tomar

A retomada comercial já vem sendo adotada em alguns estados, e por isso foi desenvolvido protocolo para que atividades comerciais possam voltar com segurança. 

No Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a retomada consciente dos setores da economia começou no dia 1º de junho. Separado por 17 Departamentos Regionais de Saúde, o estado está categorizado de acordo com uma escala de cinco níveis de abertura econômica.

Protocolo de Retomada Comercial

O governo determinou por cores as cidades de acordo com a ocupação das UTIs, números de casos confirmados e de morte pelo coronavírus. Outro fator importante para a classificação é o total de leitos a cada 100 mil habitantes.

Entretanto, com o objetivo de evitar a proliferação do coronavírus, o Governo de São Paulo estendeu o isolamento social em todo os municípios do estado até 14 de julho e permite a aplicação da medida por região, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Plano São Paulo. 

Para que retomada comercial aconteça, os prefeitos terão autonomia para que aumentem ou diminuam as restrições de acordo com os limites estabelecidos pelo Estado. Mas, devem apresentar os pré-requisitos de acordo com as definições técnicas e científicas. 

Protocolo de limpeza para as empresas

Com a retomada comercial, as empresas devem priorizar as  medidas que realmente serão eficazes para reduzir o risco de contágio pelo coronavírus.

As empresas que realizam atividades que necessitam da presença física dos funcionários podem adotar protocolos de limpeza que já vem sendo testados por outros países mas que podem ser adaptados no Brasil.

Higienização das áreas comuns

Por serem ambientes de grande circulação, os vestiários, banheiros, cozinhas e refeitórios devem receber atenção redobrada com relação à limpeza.

De acordo com a ANVISA, o ideal é usar produtos de limpeza que possuam em sua composição biguanida polimérica, peróxido de hidrogênio, ácido peracético, hipoclorito de sódio, além do amônio encontrado em limpadores e desinfetantes de uso profissional.

Higiene das mãos

Para a lavagem e higienização das mãos continue sendo feita de forma correta mesmo no ambiente de trabalho, as empresas precisam disponibilizar álcool em gel 70% para colaboradores e clientes. Que podem ser através de totens que acionados através de um pedal, liberam certa quantidade de álcool em gel. Além disso, devem orientar a todos sobre a maneira correta de fazer a higienização.

Proteção respiratória

 A principal forma de contágio da Covid-19, é através de gotículas expelidas de pessoas contaminadas, ao falar, espirrar ou tossir.  Por isso, contra a Covid 19, a prevenção é o melhor caminho.

Por isso, para manter a segurança de todos dentro da empresa, é importante disponibilizar máscaras descartáveis, caso seja necessário. Lembrando que o uso de máscaras deve ser obrigatório.

Com essa decisão da retomada comercial, não se deve esquecer a importância de manter o distanciamento físico, o uso de máscaras e demais equipamentos de proteção individual (EPIs) para manter a empresa saudável. O reforço da higienização das mãos com água e sabão e limpeza de ambientes, também são medidas que devem ser seguidas à risca.

Se você tem dúvidas sobre os protocolos para retomada comercial e equipamentos de proteção individual, saiba que a Saúde Portátil disponibiliza consultoria gratuita. Clique aqui e entre em contato com um de nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat